Ideia Sustentavel

Vamos reflorestar a Gardunha

Vamos reduzir ao minimo a pegada ecológica do festival plantando àrvores, evitando a utilização de materiais descartáveis e reutilizando materiais.

POR CADA ENTRADA NO FESTIVAL VAMOS PLANTAR UMA ÁRVORE...
Queremos reflorestar a Gardunha e reduzir a pegada deixada pelos materiais de comunicação e descartáveis que ainda utilizamos. 

EVITAMOS OS DESCARTÁVEIS
Vamos vender canecas de alumínio do festival que dão mais 20% de líquido na compra de cerveja ou refligerante. A caneca pode ser utilizado durante todo o festival evitando assim o uso de copos de plástico.

VAMOS COMPARA LOCALMENTE
Vamos reduzir os consumo nos transportes, dinamizando a economia local e utilizando a oferta de serviços e produtos de proximidade. 80% dos produtos do Festival são comprados na região. Tentamos ainda que a programação de sexta e domingo e os workshops de sábado sejamrealizados com grupos locais envolvendo-os na dinamização do território.

REUTILIZAMOS MATERIAIS
Lançamos o desafio às escolas dos concelhos de Castelo Branco e do Fundão para a criação de relógios de sol pela reutilização de materiais, criando esculturam que possam ser utilizadas como relógio em locais específicos da Serra da Gardunha. Todos os materiais usados no festival serão reutilizados num projecto de design que estamos a implementar na região.

VAMOS REFLORESTAR A GARDUNHA
Queremos iniciar um novo ciclo para a Serra da Gardunha.
Depois dos inúmeros incêndios florestais que mancharam de cinzento a paisagem, levando quase ao
total desaparecimento de inúmeras espécies de plantas, árvores e arbustos, queremos ajudar a dar este
pequeno grande passo.
O objectivo do festival é a criação de um fundo para o início da reflorestação da serra.
Um tributo, que assume devolver à Gardunha a vegetação autóctone lhe conferia distintas cores em cada
estação do ano.

A COR VAI REGRESSAR À SERRA.